sexta-feira, 6 de novembro de 2009

TRABALHADORES DA EDUCAÇÃO DE DAVINOPOLIS DEVEM ENTRAR EM GREVE




Os trabalhadores da educação do município de Davinópolis, a 15 km de Imperatriz – MA, podem a qualquer momento entrar em greve por tempo indeterminado.
Em assembléia realizada na última terça-feira, dia 03, às 9:30h na sede do Sindicato dos Trabalhadores em Estabelecimento de Ensino de Davinópolis - SINTEED, a categoria resolveu cruzar os braços. No próximo dia 17/11 (terça-feira), a categoria irá fazer uma paralisação de advertência durante todo o dia conforme rege a Lei de Greve. Essa decisão foi tomada depois que os trabalhadores aprovaram por unanimidade a paralisação.
Segundo a presidente do SINTEED, professora Raimunda dos Santos Mota, tal atitude se deve a intransigência por parte do prefeito Chico do Radio - PDT e de sua assessoria, que segundo ela até agora se recusam a cumprir o Acordo Coletivo de Trabalho – ACT celebrado com a categoria no último mês de julho. Acordo este, que corresponde a Data Base da categoria.
Para a professora Raimunda Mota, o desrespeito da prefeitura para com os servidores da educação já chegou ao limite. “Não podemos mais agüentar tanta intransigência por parte da administração municipal. O que os secretários de educação e administração vem fazendo com os trabalhadores é um tremendo desrespeito”, acrescentou.
Além de descumprir o Acordo assinado em julho passado entre município e a categoria, que trata do reajuste salarial e outras cláusulas. A prefeitura há tempos, vem descumprindo e negando outros benefícios dos trabalhadores conquistados em acordos anteriores, tais como: qüinqüênio para quem tem mais de cinco anos efetivo no município; promoção de classe, referente a carga horária e titulação; salário educação para custeio de cursos de graduação, pós-graduação e mestrado; desrespeito ao quinto dia útil do mês, não pagando os trabalhadores conforme rege a lei; provocando deste modo, um atraso continuo no pagamento do salário do servidor.
O prefeito Chico do Radio foi denunciado recentemente pelo Ministério Publico do Trabalho, em Ação de Ajuizamento por descumprimento do Termo de Ajustamento de Conduta feito entre o municipio e a justiça, referente a pagamento de salários e contratos irregulares. A presidente do SINTEED professora Raimunda Mota, afirma que o prefeito não se cansa de cometer irregularidades. Para ela, o mesmo já está acostumado fazer os trabalhares sofrerem. “O prefeito persiste incorrer no mesmo erro no momento em que descumpre mais uma vez acordos feitos com os trabalhadores”, disse.
Ainda segundo ela, o objetivo da categoria não é fazer greve. “Nosso desejo é encontrar uma solução para crise, não queremos fazer uma greve. Porém, queremos que nossos direitos sejam respeitados pelo município. Agora caso a gente não encontre uma saída pacifica, a greve será inevitável”, finalizou.

Por Ivanildo Alexandre (Da Assessoria)

Nenhum comentário:

Postar um comentário