sexta-feira, 25 de setembro de 2009

O JULGAMENTO FOI APENAS ADIADO OUTRA VEZ!


O julgamento do processo que trata da cassação do prefeito de João Lisboa, Emiliano Menezes, que estava marcado para a última quinta-feira dia 24 de setembro, foi adiado mais uma vez por decisão da justiça.
No entanto, só a titulo de informação, sobretudo, para aqueles que insistem em não compreender a realidade, gostaria de informar que o julgamento do processo de cassação do prefeito de João Lisboa, Emiliano Menezes foi apenas adiado. Ele ainda não foi absolvido, como muitos já acreditam ter sido, e comemoram fazendo grandes festas, muitas delas financiadas com o dinheiro publico.
Na verdade, a defesa de Emiliano alegou durante o julgamento que o "RELATÓRIO DO COMITÊ FINANCEIRO DE CAMPANHA DE EMILIANO" que trata da prestação de contas dele, aquela mesma que já foi reprovada inclusive no TRE/MA, não constava nos autos do processo. Deste modo, por uma falha do Cartório Eleitoral de João Lisboa este documento não foi para São Luis junto com o processo no dia 7 de julho último. Contudo, os advogados de Emiliano solicitaram que fosse juntado aos autos toda essa documentação e que até lá o julgamento fosse suspenso. Assim aconteceu, o relator aceitou o pedido e agora será solicitado da Justiça Eleitoral de João Lisboa esse RELATÓRIO, para que a partir daí o processo siga o trâmite normal e seja colocado outra vez na pauta de julgamento e seja julgado. Como é o próprio TRE que vai solicitar essa documentação da Justiça Eleitoral de João Lisboa, entendemos que no máximo numa semana esses documentos irão pra São Luis. Chegando lá, o mesmo será juntado aos autos e o processo seguirá seu trânsito normal. Se tudo correr bem, o mesmo deve entrar na pauta da primeira sessão do mês de outubro, que deve acontecer por volta do dia 15.
Para quem acredita na impunidade, e acha que a justiça é uma verdadeira fábrica de enrrolação, Emiliano já está livre. Porém, entendo que ele só se livra um dia desse processo, se por acaso ele for inocentado pela justiça, o que acho muito improvável.
Esses adiamentos fazem parte dos rituais da justiça. Porém, isso não vai acontecer à vida toda. A determinação da Justiça Eleitoral é que todos os processos em trâmite neste momento naquela Corte sejam todos julgados até o final de dezembro deste ano. Uma hora o processo será julgado. As brechas do processo estão se esgotando, se é que já não esgotaram. Deste modo, veremos em breve quem realmente tinha razão. A cidade está parada e povo aguarda apreensivo!


Ivanildo Alexandre

Professor e Historiador


Nenhum comentário:

Postar um comentário