O julgamento do processo de cassação do então prefeito de João Lisboa-MA, Emiliano Menezes (PDT) e sua vice Edna Maria (PHS) deverá ser julgado no dia 17 de setembro. O desembargador e relator do processo juiz Roberto Veloso já está com seu parecer concluso. Segundo a assessoria de Jairo Madeira (PSDB), - segundo colocado na última eleição e que deverá assumir o comando do executivo joãolisboense caso seja confirmada a cassação de Emiliano - o relator deverá publicar seu parecer semana que vem. O mesmo já entrou na pauta geral do mês de setembro. O calendário do TRE que tem em média quatro sessões por mês também já foi divulgado. As datas das sessões já foram confirmadas para os dias 15, 17, 22 e 24. O processo não será julgado na primeira sessão que acontece dia 15 porque esta data já está agendada para julgar um caso de São Mateus-MA. No entanto, no dia 17 de setembro o mesmo deverá ser confirmado na pauta de votação no TRE.
Entenda como funciona o processo que oficializa o julgamento:
Após a publicação do parecer do relator que deverá acontecer semana que vem, este encaminhará para cada um dos desembargadores que irão compor o Pleno no dia do julgamento, uma cópia completa do processo para que os mesmos possam analisar e em seguida construir o seu voto. Em seguida, o mesmo deverá escolher uma das quatro datas do calendário que deverá ser mesmo dia 17 e publicar essa data no Diário Oficial do Estado do Maranhão determinando dia e hora do julgamento. O passo seguinte será notificar via oficio as partes interessadas no processo, que atualmente são: Jairo Madeira, Emiliano Menezes e Procuradoria Regional Eleitoral que representa o Ministério Público, o autor da denuncia. Daí em diante, o relator informa a pauta para a presidente do TRE desembargadora Nelma Sarney, onde esta convocará o Pleno para julgar e votar o processo. O pleno é formado por sete desembargadores e mais a Procuradora Regional Eleitoral, esta sem direito a voto. No dia do julgamento segue-se o seguinte ritual: A presidente abre a sessão, passa a palavra para o relator do processo onde o mesmo fará a leitura das denuncias nas quais os denunciados são acusados. Isso feito, a palavra será franqueada a nobre representante do Ministério Público, procuradora Dra. Ana Carolina da Hora, está não terá direito a voto, somente direito a voz. A mesma usará um tempo para fazer a defesa da lei e pedir que seja confirmada a decisão do Mérito de João Lisboa e que seja levado em consideração o seu parecer que foi pela cassação. Em seguida, a presidente retoma a fala e passa a palavra para os advogados das duas partes. Cada um terá em média o tempo de 15 minutos para fazer sua defesa oral e tentar convencer o Tribunal do Pleno. Após esse ritual, a presidente retoma os trabalhos e abre a votação que inicia pelo relator desembargador Roberto Veloso e em seguida todos os demais desembargadores darão o seu voto. A presidente só votará em caso de um empate, pois esta tem o “voto de minerva”. Ao final, será contabilizado o resultado. Num prazo de uns quinze dias será publicado o Acórdão oficializando a decisão da justiça, que será feita após serem julgados todos os embargos impetrados pela defesa no TRE. Oficializado o resultado e publicado no Diário Oficial do Estado, as partes serão notificadas e a Justiça Eleitoral convocará o segundo colocado nas eleições municipais de 2008, Jairo Madeira (PSDB) para tomar posse. Nesse caso, Jairo Madeira não precisará mais ser diplomado. Tendo em vista que ele e sua vice Natividade Rodrigues(PT) foram diplomados no último dia 04 de junho quando da cassão de Emiliano Menezes pela justiça de João Lisboa. Portanto,
Professor e Historiador
KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
ResponderExcluirRAPAZ O TEU PROBLEMA É FOME. VAI CUMPRIR COM AS TUAS OBRIGAÇÕES DE PROFESSOR. DEMOS A VOCÊ UM AUMENTO DE 26%, AS CRIANÇAS ESTÃO SEM AULA.
ResponderExcluirINFELIZMENTE, O QUE TU QUERIA NÃO DAVA PRA DÁ, POR ISSO ESSA CUSPITA NO PRATO.
ResponderExcluirJÁ QUE VOCÊ TANTO CRITICA EMILIANO MENEZES QUE FOI ELEITO PELA VONTADE DO POVO. VOCÊ QUE SE DIZ JUSTO POR QUE VOCÊ FICOU QUATRO ANOS ALIADO Á ELE SEU HIPOCRITA?...
ResponderExcluirEsse Emiliano tem mesmo é que ser Cassado! 1ª não paga o povo, toda vez a folha de pagamento atrasa! de todos funcionários. isso por que ta rolando grana meu povo! na mão de gente!. "A Justiça tarda mas não falha!!!!!"
ResponderExcluirViva JAIRO MADEIRA O NOVO PREFEITO DE JOÃO LISBOA.
Viva JAIRO MADEIRA O NOVO PREFEITO DE JOÃO LISBOA.
Viva JAIRO MADEIRA O NOVO PREFEITO DE JOÃO LISBOA.
Viva JAIRO MADEIRA O NOVO PREFEITO DE JOÃO LISBOA.
QUANDO MENOS NÓS ESPERAMOS ELE VAI TÁ NA PREFEITURA!.