segunda-feira, 1 de março de 2010

POPULAÇÃO DE JOÃO LISBOA REAGE CONTRA O DESCASO



Indignada com a falta de compromisso por parte do poder público local, a Sociedade Civil de João Lisboa não encontrou outra alternativa. Cansada de esperar por melhorias na infra-estrutura das ruas da cidade; nas estradas do interior; melhoria na saúde; na educação; na produção e em vários outros setores, a população foi às ruas e se manifestou para cobrar responsabilidade daqueles que governam o município.
Na última quarta-feira, 24 de fevereiro, o movimento “Reage João Lisboa” formado pelos movimentos sociais, sindicatos, associações e organizações não-governamentais, concentraram-se em frente à Câmara Municipal. Em seguida saíram em caminhada pelas principais ruas da cidade, encerrando o movimento com um grande Ato Público na praça do bairro Cidade Nova, seguido de discursos de várias lideranças locais.
Com faixas, bandeiras, cartazes, palavras de ordem e discursos acalorados, cerca de aproximadamente três mil manifestantes foram às ruas e deram seu recado. Mostraram que a população é consciente e que está vigilante com o que vêm acontecendo, e que não vai se calar enquanto o poder público não tomar providências em relação aos desmandos provocados na cidade.
Para o professor Davisson Sormanni membro da coordenação do movimento “Reage João Lisboa”, este foi apenas o primeiro de muitos outros atos públicos que poderão acontecer ainda este ano. “Queremos parabenizar o ato de coragem da população que veio às ruas demonstrar seu espírito de cidadania, e que esta fique atenta, pois a qualquer momento poderemos convocar o povo para voltar às ruas novamente” disse.
A coordenação do movimento “Reage João Lisboa”, enviou convite a todos os vereadores para que estes também participassem do movimento e pudesse junto com a população cobrar do senhor prefeito “Mais Trabalho” para cidade, infelizmente apenas um vereador – Val da Saúde – compareceu e acompanhou os manifestantes durante todo o percurso.
Durante o percurso muitas pessoas saíram de suas casas para aplaudir os manifestantes pela ousadia e coragem. Muitos se juntaram a multidão e seguiram até o final. Outros diziam que não podiam participar por temerem perseguição ou retaliação por parte do poder local, mas que davam total apoio ao movimento. E ainda, outras pessoas falaram que não participaram por estarem trabalhando naquele momento, mas que na próxima manifestação irão sair mais cedo do serviço para se juntar ao movimento.
O movimento foi marcado por um clima de total tranqüilidade do início ao fim. Durante todo percurso os manifestantes contaram com o apoio da policia militar que garantiu a segurança do evento, fazendo com que tudo transcorresse como foi planejado pela organização.
Segundo a coordenação do movimento, a população poderá voltar às ruas a qualquer momento. É aguardar os próximos capítulos.

Por Ivanildo Alexandre (Da Assessoria)

Nenhum comentário:

Postar um comentário