Servidores da Educação do município de Buritirana, a 65 Km de Imperatriz, continuam em greve e farão uma manifestação amanhã pelas principais ruas da cidade. Entre as reivindicações do sindicato estão a reposição salarial, a mudança de nível de acordo com a titulação, a implantação do vale alimentação, o incentivo de sala de aula e o auxílio de transporte para quem mora na zona rural.
De acordo com o presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino de Buritirana (STEEB), Edmar Morais Ferreira, os servidores estão em greve desde o dia 30 de junho e até o momento o prazo para o fim do recesso é indeterminado. “ Até agora, o Prefeito Municipal José William de Almeida se recusa a nos receber para chegarmos a um acordo”, afirma.
O Sindicato entrou com um pedido inicial de 25% de aumento salarial e a Prefeitura disponibilizou apenas 12%. Para o professor Beroaldo Pereira de Melo, 31, a atitude do Município é contraditória. “ Eu não entendo o motivo do gestor municipal nos oferecer apenas 12% de reajuste enquanto a Câmara Municipal de Vereadores aprovou um projeto de lei por iniciativa do executivo concedendo um aumento salarial de 60% para o cargo de prefeito e vice-prefeito e 25% para secretários municipais”, ressalta.
A manifestação que acontecerá amanhã em Buritirana contará também com uma vigília para conscientizar a população local e outros servidores da importância das reivindicações. O ato público contará também com a presença da Federação dos Servidores Públicos do Sul do Maranhão representado pela professora Euramí Reis.
Cerca de 95% das escolas municipais estão paralisadas há 10 dias. Muitos alunos podem sair prejudicados caso a greve se estenda demais e as negociações com a prefeitura não avancem.
A greve é um importante instrumento de reivindicação por parte dos trabalhadores de seus direitos e de redefinição das relações de trabalho. É uma forma de pressão para se obter melhorias concretas sejam elas econômicas, políticas ou sociais. E apesar de tantas mudanças sofridas no mercado de trabalho ao longo do tempo, o Sindicato ainda é a instituição trabalhista capaz de amparar os trabalhadores quando se trata de reivindicar melhorias para a classe que representa.
Foi durante a Revolução Industrial que as greves se consolidaram como forma de luta dos operários. No século 20 elas estiveram no auge, mas até hoje é uma prática bastante utilizada em todo país. A Constituição brasileira de 1988 considera a greve um dispositivo democrático e assegura ao trabalhador esse direito em seu artigo 9º, que diz:
"É assegurado o direito de greve, competindo aos trabalhadores decidir sobre a oportunidade de exercê-lo e sobre os interesses que devam por meio dele defender.
§ 1º - A lei definirá os serviços ou atividades essenciais e disporá sobre o atendimento das necessidades inadiáveis da comunidade.
§ 2º - Os abusos cometidos sujeitam os responsáveis às penas da lei.
FONTE: JORNAL O PROGRESSO
Quem nao sabe é como quem nao ver.
ResponderExcluirA realidade do sindicato dos professores é inlegal pois usam a entidade para fazer politica partidaria contra, pois ele tem como aliados o parented do ex-prefeito hoje vereador James Alves, para quem nao sabe esse James foi o responsavel por desviar mas da metade do dinheiro da merenda quando outrora sua esposa Sandra Alves era secretaria de Educação no pleito passado e seu sogro o ex-refeito antonio do leque neste tempo deixou o municipio afundado em dividas, e deixando para o atual prefeito pagar os oito anos de INSS dos professores porque hoje o "santo" Antonio do leque nao pagou, nao foi atoa que foi impugnado pela justiça. Essas pessoas ai pousando para essa foto postada no Blog, sao nada mais nada menos que seu "bati-paus" oposição ao atual que antes eram panelinda do seu antonio do leque que sao contra a politica do atual prefeito, podemos citar o Macedo conhecido por macedinha, que era responsavel por depositar o dinheiro dos professores e as vezes humilhas tais desviado dinheiro para seu fundo rural e responsavel pela frase em voz alta aos rofessores em uma manifestação "OS PROFESSORES SAO UM BANDO DE VAGABUNDOS QUE NAO QUEREM TRABALHAS" mas hoje ta na sala de aula e a vida dar cada volta! o mulher do manel bala que antes fazia parte dos esquemas da prefeitura e etc. resumindo pois aqui na cidade ele sao chamados de "pacas", agora caro leitor lhe afirmo com toda sinceridade se esses hipocritas ai que usam o sindicatos para fazer politica fossem interessados pela suas funções o tanto que sao por perseguir e receber dinheiro sem fazer porra nenhuma as Escolas de buritirana nao teria o pior IDEB do BRASIL! é claro que temos que correr a tras dos direito, mas a verdade tem que ser dita, so para ter uma ideia eles fizeram uma bajaria chamando de manifestação enfrente a Prefetura municipal, mas nao foi pregado as suas reinvidicações e sim palavroes e baxaria contra A familia do Prefeito e Ele queimaram até um boneco do prefeito, fizeram caixoes etc...
enfim resumo em poucas palavras o discaso dos grevista derrotados, "ISSO É REFLEXO DA REALIDADE EDUCACIONAL PASSADA PARA OS ALUNOS DENTROS DA SALA DE AULA"!
MUITO OBRIGADO
ASS. OBSERVADO BURITIRANENSE!