terça-feira, 21 de abril de 2009

A CORRUPÇÃO NO BRASIL


A corrupção é um fenômeno histórico. O ato dos governantes ou mandatários de desviar os recursos públicos para fins pessoais tem sua origem na Roma Antiga, mais precisamente durante o Governo de Nero. Durante seu governo foi criado a “Política do Pão e Circo”, numa tentativa de desviar a atenção da população dos problemas sociais. Para isso, promovia grandes espetáculos de lutas de Gladiadores no Coliseu Romano e distribuía comida de graça para o povo. Assim, o caminho ficava livre para os atos de corrupção. Dessa forma, sem que o povo percebesse nada, Nero usava o dinheiro publico para fazer altos gastos, promover festas regadas a muito luxo e suborno. Por outro lado, a população ficava desamparada a mercê da própria sorte. Deste modo, verificamos que muitos países herdaram esta infâmia. O Brasil é um exemplo vivo quando se trato do assunto. Conseguiu ao longo dos seus Cinco Séculos de história adaptar perfeitamente a idéia romana dentro de suas entranhas. Atualmente, segundo relatório do PNUD – Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento, o Brasil é considerado um dos países mais corruptos do mundo, ficando atrás apenas de Camarões, Serra Leoa e Zâmbia na África. Contudo, constata-se que os países mais corruptos são também os que têm as piores distribuições de renda. Logo, são também os mais pobres do globo.
No Brasil é um total desrespeito com a coisa publica. A grande maioria dos mandatários – prefeitos, governadores, deputados, etc. – não conseguem diferenciar o público do privado. Confundem a sua conta bancária com a conta que recebe o dinheiro público. Para grande maioria roubar o que é publico não é crime. E essa mentalidade já está impregnada na mente de muita gente, que acaba achando isso normal. Justificam tal pensamento dizendo que ninguém vai pra cadeia porque roubou o Estado. Muitos são processados, a justiça vira e mexe e não acontece nada. Portanto, roubar é preciso.
Contudo, vivemos mergulhados num mar de corrupção. São os deputados, prefeitos, governadores, a policia, funcionários públicos, membros do Clero, imprensa, enfim, todo mundo que dá sua “mordidinha” naquilo que deveria ser um patrimônio de todos – o erário público. Dessa forma, nosso país vai manchando sua imagem mundo afora. Pois, quando se trata de distribuirão de riqueza “a regra é clara”.Quanto maior a corrupção no país, mais pobre ele será.
É preciso que a sociedade brasileira se dedique no combate a este mal. Ministério Público, Policia Federal e Sociedade Civil Organizada, precisam está lado-a-lado nessa luta. Pois, a herança maldita deixada pelos romanos precisa ser urgentemente eliminada. O povo precisa entender, que quando o deputado ou prefeito desvia dinheiro da merenda escolar para outro fim particular, são centenas de crianças que vão ficar com fome nas escolas. Quando a “Máfia dos Sanguessuga” formada por vários deputados, desvia para outros fins o dinheiro que deveria ser usado na compra de ambulâncias para a população, pessoas podem morrer em casa por falta de uma para levá-lo ao hospital.
Portanto, queremos aqui fazer uma reflexão e chamar atenção da população para que fiquemos vigilantes quanto a estes atos espúrios promovidos todos os dias no Brasil. E que a sociedade pode combater esse mal, mais pra isso precisamos nos indignar e denunciar tais atos. Condenar todas as vezes que um fato desses for noticiado na TV ou no rádio. Não encarar tal situação de forma natural. O certo é sempre achar que a corrupção não é normal. Entender, que quem rouba o que é publico é criminoso/marginal, está à margem da lei. Portanto, deve ser punido. Com certeza, agindo dessa forma e com esse tipo de mentalidade podemos construir num futuro bem próximo um país menos corrupto.

IVANILDO ALEXANDRE OLIVEIRA
É HISTORIADOR E PROFESSOR DA REDE PÚBLICA DE JOÃO LISBOA-MA
EMAIL: ivanlexx5@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário